BYD apresenta o ônibus elétrico K12A de 27 metros de comprimento, o elétrico mais longo do mundo

A empresa apresentou o K12A em sua sede em Shenzhen, China. O K12A da BYD tem uma capacidade de passageiros de 250 pessoas e pode atingir uma velocidade máxima de 70 km/h. Tem um alcance de 300km com a carga completa.

A BYD alega que o K12A também é o primeiro ônibus elétrico do mundo com um sistema 4WD que pode “alternar suavemente entre 2WD e 4WD para atender às demandas de diferentes terrenos, além de reduzir o consumo total de energia do veículo”.

A BYD anunciou o lançamento em sua página no Facebook ontem (01/04), levantando questões de alguns sobre a introdução de um ônibus tão grande no Dia da Mentira. Mas não é como se ônibus biarticulados não elétricos de tamanho similar ainda não existissem.

A empresa observa que o ônibus foi desenvolvido para o sistema de transporte rápido de ônibus TransMilenio da Colômbia, junto com outros sistemas de BRT do mundo.

Revolução do ônibus elétrico
O K12A da BYD parece estabelecer um marco para o comprimento do ônibus elétricos quando atinge as estradas colombianas, mas os ônibus elétricos já estão fazendo incursões em todo o mundo. Em 2017, 12 grandes cidades se comprometeram a comprar apenas ônibus totalmente elétricos até 2025, incluindo Los Angeles, que encomendou 60 ônibus totalmente elétricos da BYD no mesmo ano. Estamos vendo cidades menores introduzirem mais ônibus elétricos o tempo todo.

Mas a China é o rei indiscutível dos ônibus elétricos – estima-se que 99% de todos os ônibus elétricos do mundo estejam na China. Os ônibus elétricos do país estão causando impacto na demanda mundial de petróleo, mais do que nos veículos elétricos.

A cidade onde a BYD estreou o K12A, Shenzhen, eletrificou sua frota inteira de 16.000 ônibus urbanos até o final de 2017.

E nas grandes cidades do Brasil, quando teremos ônibus 100% elétrico? Não vale contar com os ultrapassados trólebus de São Paulo que precisam das vias de energia elétrica suspensas e causam muitos transtornos quando suas barras saem dessas linha, além de andar num trecho muito reduzido.

[Informações: electrek.co]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.