Conheça o AI:ME, um conceito da Audi de carro elétrico compacto autônomo

Ele será revelado no Salão de Xangai, mas a Audi já libertou fotos e detalhes do modelo, um protótipo que revela a visão do futuro da marca em termos de mobilidade urbana compartilhada, mas também lança pistas sobre como será o substituto do A3 com motorização elétrica.

Este já é o terceiro de um conjunto de quatro protótipos que lançam uma imagem daquilo que é a visão da Audi para a mobilidade daqui 10 anos. A mobilidade compartilhada está muito presente e a ideia é os assinantes do serviço escolherem o veículo necessário para cada momento. Por isso é que a casa de Ingolstadt já revelou o Aicon (2017) pensado para os deslocamentos dentro da cidade e o PB18 e-tron, um esportivo para as horas de lazer. Agora chega o AI:ME. E se o Aicon não deu origem a nenhum modelo específico, já o PB18 e-tron lançou pistas para o sucessor do R8 e este AI:ME deixa no ar a possibilidade de um sucessor do A3, assumindo a forma de crossover compacto.

Audi AI:ME
Audi AI:ME

Construído sob uma plataforma específica, a Audi diz que o carro terá 4,30m de comprimento, 1,90m de largura e 1,50m de altura, ou seja, “cabe” na plataforma MEB usada pelos VW ID e pelo Skoda Vision e o Seat El Born.

O AI:ME tem vários detalhes de estilo que vão ser aproveitados para modelos do futuro e não está colocada à parte da possibilidade de lançar um veículo da gama e-tron com estas dimensões.

O protótipo da Audi foi pensado como um carro funcional e que seja adaptável aos ambientes urbanos, com uma forma compacta de crossover desenhada para maximizar a manobrabilidade e a visibilidade. A superfície de vidro tem um vinco no meio, algo pouco habitual e a parte superior dos vidros prolonga-se mais que o normal. Curiosamente, só a zona abaixo desse vinco é que permite abrir os vidros. Desta forma o ar é enviado para o corpo e não para a face. Luzes LED em todo o carro produzem a assinatura com os quatro anéis, símbolo da marca, iluminado também na traseira do AI:ME.

Interior do Audi AI:ME
Interior do Audi AI:ME

O carro tem um motor de 170 CV e uma bateria de 65 kWh colocada no fundo do carro. E como tem autonomia de nível 4, o interior é pensado nessa perspectiva, com um volante retrátil e uma série de detalhes que aumentam o espaço interior e a funcionalidade. Não há espaços fechados dentro do AI:ME, pois sendo um carro para compartilhar, reduz-se o risco de deixar coisas pessoais esquecidas dentro deste Audi. Uma tela de realidade virtual aumentada funciona como painel de instrumento e plataforma de conectividade. O toque ecológico é dado com plantas vivas colocadas no interior e um teto panorâmico que revela o sistema de filtro de ar.

[Via: Auto Mais]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.