Ford vai produzir carro elétrico utilizando a plataforma da Rivian

A Ford anunciou na quarta-feira (24/04) que vai produzir um carro elétrico usando a plataforma conhecida como “flexible skateboard” da startup Rivian. A montadora não revelou que tipo de veículo seria esse novo projeto, mas destacou que ele será diferente dos dois carros em desenvolvimento pela própria Rivian.

Para conseguir a parceria, a Ford investiu US$ 500 milhões na Rivian e, além da tecnologia, vai conseguir também uma parcela das ações da startup, bem como um assento no conselho diretor da parceira. A notícia foi anunciada pelo CEO da Ford, Jim Hackett, em uma sessão com investidores.

Segundo a Ford, o objetivo da parceria com a Rivian é conseguir lançar um novo carro elétrico em um curto espaço de tempo e gastando bem menos dinheiro no desenvolvimento. “Um dos maiores benefícios de trabalhar com uma startup como a Rivian é a oportunidade de ir mais rápido. Portanto, velocidade é uma parte importante desse negócio”, disse Joe Hinrichs, direto de operações automotivas na Ford.

A Ford ainda tem mais dois projetos de carros 100% elétricos em desenvolvimento, uma caminhonete F-150 elétrica e um crossover inspirando nos Mustangs. Nenhum deles será afetado pela nova parceria.

SUV Elétrico da Rivian
SUV Elétrico da Rivian

A Rivian também está trabalhando em dois veículos movidos a eletricidade: uma caminhonete chamada R1T e um SUV conhecido como R1S. Ambos veículos foram pensados para um estilo de vida ativo e focado na natureza. O carro da Ford construído sob o flexible skateboard não seguiria esse padrão, apesar de usar a mesma tecnologia básica.

Essa plataforma inclusive está sendo usada pela Rivian em seus próprios carros e no desenvolvimento de veículos para outras marcas além da Ford. Isso inclui bateria e toda a parte elétrica, motores, chassi e outros elementos.

Apesar de ter se apresentado para o mundo em 2018, a Rivian vem desenvolvendo carros elétricos há mais de 10 anos sem alardear seu progresso. Quando apareceu, contudo, a marca deixou uma boa impressão e levantou confiança de investidores por já ter protótipos 100% funcionais e também uma fábrica pronta para começar a produção em massa. As primeiras unidades do R1S e R1T chegam ao mercado norte-americano na segunda metade de 2020.

[Via: Tecmundo]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.