Conheça os veículos elétricos que serão usados nos Jogos Olímpicos de Tóquio

A Toyota anuncionou o lançamento de uma linha completa de veículos elétricos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, em 2020. A montadora, que é parceira oficial de mobilidade da competição, estabeleceu uma meta: atingir o menor nível de emissão de carbono gerado pela frota oficial nos jogos olímpicos.

No total, serão 3.700 produtos de mobilidade, sendo que 90% deles serão elétricos. A frota inclui veículos elétricos com células de combustível, veículos elétricos com bateria, híbridos e híbridos plug-in. A proposta é manter as emissões de carbono dentro de uma média inferior a 80 g/km, metade do que uma frota convencional movida a gasolina e diesel produziria.

Os veículos assumirão diferentes funções nos jogos. Alguns servirão para transportar o público de um mesmo complexo esportivo. Outros serão usados para maiores distâncias, de um polo esportivo a outro. E haverá veículos usados apenas para o deslocamento de atletas e funcionários dentro das Vilas Olímpicas e Paralímpicas.

Alguns dos veículos, como o Mirai, já estão disponíveis para o público em geral, enquanto outros, como o Accessible People Mover, foram desenvolvidos especificamente para os jogos. Há ainda os adaptados, como o ônibus autônomo da Toyota, que ganhará uma nova versão em versão para a Tóquio 2020. Confira abaixo os detalhes de cada um deles.

Toyota Accessible People Movers (ou APM)

1. Accessible People Movers (ou APM)
Este veículo movido a bateria foi projetado para percorrer curtas distâncias, transportando atletas, funcionários e visitantes para eventos e locais de prova. Também poderá ser usado como um “veículo de socorro”, levando atletas lesionados para as áreas de atendimento médico. São três filas de assentos que podem acomodar até 5 pessoas, mas também podem ser dobrados para acomodar uma cadeira de rodas ou até mesmo uma maca.

Toyota e-Palette

2. e-Palette
O e-Palette foi desenvolvido especificamente para o Autono-MaaS, uma parceria entre a Uber e a Toyota. Esse é o primeiro veículo elétrico movido a bateria da montadora. Dezenas deles estarão em funcionamento contínuo na Vila Olímpica e Paralímpica para transportar atletas e funcionários como um ônibus.

Toyota Concept-i

3. Concept-i
Com o design mais parecido com o de um automóvel convencional, o Concept-i foi apresentado pela primeira vez em 2017. Durante os Jogos, será usado no revezamento da tocha olímpica, entre outras funções. Segundo a montadora, o veículo usa inteligência artificial para absorver padrões de direção, horários e emoções e melhorar a qualidade de vida dos passageiros.

Toyota BEVs
Toyota BEVs

4. BEVs
Para facilitar o deslocamento de seguranças e médicos, a montadora japonesa desenvolveu veículos para uso individual. Serão disponibilizadas 300 unidades da versão que lembra um patinete. Há ainda veículos individuais com assentos, pensados para pessoas com dificuldade de locomoção, e ainda uma terceira opção para quem está em cadeira de rodas.

Toyota Mirai

5. Mirai
O Mirai, carro elétrico da Toyota que já está disponível no mercado, não emite dióxido de carbono, é híbrido e usa células de combustível de hidrogênio. O plano é que 500 deles estejam disponíveis durante os jogos para transportar os funcionários, sempre que for preciso mais espaço ou percorrer distâncias mais longas.

[Via: Época Negócios]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.