Volkswagen está convertendo Fuscas clássicos em carros elétricos

Muito embora a Volkswagen tenha encerrado a produção dos atuais Fuscas (New Beetle – feitos com o mesmo motor do Golf), os planos da montadora para seu mais icônico veículo não estão encerrados. Em parceria com a empresa alemã de conversão de veículos elétricos eClassics, a VW deu início a um plano de eletrificar Fuscas com motores desse tipo e transmissões modernas. O primeiro que eles estão mostrando é um “Super Beetle” (ou Super Fusca) de 1973.

Volkswagen Fusca Elétrico

Algo que intriga é como a conversão é feita. Ao contrário de outras conversões vintage existentes por aí, esta aqui usa o sistema de transmissão do e-Up, um carro elétrico já popular da montadora alemã. Pelo que é possível ver nas imagens, todo o trem de força transversal foi colocado para a parte traseira do chassi do Fusca, substituindo toda a configuração longitudinal do eixo e do motor.

Em comparação com outras conversões elétricas do Fusca, a instalação da bateria é significativamente melhor. Ao invés de usar o espaço de um eventual porta-malas dianteiro (ou traseiro), as baterias foram integradas ao chassi da plataforma Fusca. Ao todo são 14 módulos, cada um produzindo 2,6 kWh, totalizando 36,4 kWh.

Motor do Volkswagen Fusca Elétrico

Desempenho e autonomia
O motor elétrico produz pouco mais de 80cv de potência, o que é fantástico em tratando-se de um Fusca, que tinha por volta de 45cv. Mesmo pesando 1.279 kgs (quase 500 kgs a mais do que um modelo tradicional), ele é capaz de alcançar os 80km/h em menos de quatro segundos e sua velocidade máxima foi para 93 km/h, melhor do que o original também.

A autonomia das 14 baterias é de cerca de 240 km, um pouco menos do que o elétrico mais vendido do mundo, o Nissan Leaf. Nada mal, principalmente se considerarmos que se trata de um carro da década de 1970 convertido.

A Volkswagen ainda não divulgou informações sobre preços ou disponibilidade para o serviço de conversão, mas, com base na qualidade deste trabalho, na restauração e nas alterações significativas feitas no chassi, deve ficar bem caro.

[Via: Canaltech]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.