No Salão de Tóquio 2019, Honda e Yamaha apostam em novos modelos de scooter elétricos

A eletrificação das motos começa a ganhar cada vez mais força entre as grandes montadoras. No Salão de Tóquio 2019, Honda e Yamaha mostraram scooters com este tipo de tecnologia.

Apesar de manter a rivalidade, elas atuam juntas no desenvolvimento de baterias. O objetivo é tornar os veículos elétricos mais viáveis.

Para isso, estão unindo forças, criando baterias retráteis, que podem ser usadas em modelos de mais de uma fabricante. Além de baixar os custos de desenvolvimento, há vantagem também para o cliente, que passa a ter maior oferta de baterias.

Essa tecnologia está presente nos novos scooter elétricos da Honda. Benly-e e Gyro-e chegam ao mercado japonês em 2020, se juntando à versão elétrica do PCX. A ideia é que o usuário possa trocar de bateria quando a carga termine, em estações, deixando a bateria descarregada e pegando uma cheia.

Scooter elétrico Yamaha E02

No caso da Yamaha, os modelos apresentados em Tóquio ainda são conceituais. E01 e E02 devem expandir a linha de elétricos da marca, que já possui o EC-05 sendo vendido no mercado asiático, modelo que também trabalha com baterias compartilhadas.

Esse esforço para criar uma solução viável de recarga para motos elétricas, com baterias removíveis, também conta com a participação de Suzuki e Kawasaki, mas estas ainda não revelaram projetos de scooters elétricos.

Scooters elétricos da Honda: Benly-e e Gyro-e

Scooters utilitários
Gyro-e e Benly-e tem ambos a mesma base, mas a diferença é que o primeiro tem duas rodas atrás, enquanto o segundo é um scooter convencional. O objetivo principal desses modelos será o de ter função utilitária carregando pequenas encomendas.

Por isso, possuem amplo espaço para levar objetos em seu bagageiro. Ainda sem os detalhes técnicos revelados, os scooters terão desempenho semelhante ao de modelos de baixa cilindrada.

Baterias para troca rápida da Honda

Yamaha aposta na recarga rápida
A Yamaha revelou em Tóquio o E01 e E02. O maior deles, o E01, terá o desempenho semelhante ao de uma moto de 125cc de cilindrada, enquanto o E02 é como uma “cinquentinha”.

Para estes modelos, a Yamaha apostou no sistema de recarga rápida, ou seja, com um tempo de recuperação de energia mais rápido quando ligado a tomada.

Apesar de ter um visual e cores bem futuristas, o E01 se parece mais com a linha de scooters movidos à combustão da Yamaha, o que leva a crer que o modelo pode estar próximo de ter uma versão de produção oficializada, apesar de não haver confirmação oficial da marca sobre seu lançamento.

[Via: Auto Esporte]

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