Fiat irá lançar o VUC 100% elétrico E-Ducato

A Fiat anunciou oficialmente o o novo E-Ducato, o maior veículo comercial da marca italiana na Europa.

Passou um ano desde a apresentação do protótipo E-Ducato, o BEV (Battery Electric Vehicle) desenvolvido pela Fiat como parte da sua viagem em direção aos veículos com zero emissões. Ao longo desse ano, apesar das dificuldades relacionadas com a emergência de saúde pública dos últimos meses, o desenvolvimento do novo modelo da Fiat prosseguiu com a ajuda de instrumentos de simulação. A força de vendas da Fiat participou em aprofundadas sessões de Aulas Virtuais para se familiarizar com o novo modelo, que está agora pronto para ser lançado no mercado em projetos-piloto com clientes selecionados.

O E-Ducato é o resultado de muitas séries de medições e testes, que tiveram em conta todas as variáveis de utilização por diferentes tipos de clientes, e também aspetos dinâmicos, de carga e ambientais. No mês em que se celebra o “Dia Mundial do Ambiente”, comemorado em 5 de junho, é oportuno voltar a centrar as atenções na nova solução 100% elétrica, 100% Ducato, projetada para garantir a sustentabilidade futura da mobilidade e dos negócios. O novo veículo elétrico irá se juntar em breve ao Ducato Natural Power, alimentado a gás natural, na oferta de sistemas de propulsão alternativos, para enfrentar os desafios do mercado.

Fiat E-Ducato
Fiat E-Ducato

Desenvolvido com a ajuda de profissionais
O desenvolvimento do E-Ducato incluiu mais de um ano de medições em estrada para avaliar mais de 28.000 veículos conectados. As medições sob uma perspetiva de cliente foram efetuadas por uma equipe de profissionais dedicada em veículos com motor de combustão interna ao longo de mais de 50 milhões de quilometros, para ter em conta todas as variáveis de utilização pelo cliente e aspetos de dinâmica, carga e ambientais.

As análises centraram-se na quilometragem, na variabilidade de modelo para qualquer tipo de missão, consumo de combustível, emprego do veículo e temperatura.

Ao adotar esta abordagem, a Fiat tem como objetivo oferecer soluções de mobilidade elétrica abrangentes. Tendo como ponto de partida uma análise da procura de energia, estas soluções, além de cobrirem cada tipo de missão, também fornecerão respostas que abrangem a infraestrutura do veículo, sem esquecer toda uma série de serviços quotidianos, cada vez mais procurados por uma mobilidade nova e emergente.

Interior do Fiat E-Ducato
Interior do Fiat E-Ducato

Além de uma completa gama de versões, o E-Ducato propõe ainda alternativas modulares para as dimensões das baterias, com autonomia num ciclo de entregas real tipicamente urbano que vai de 200 a cerca de 300 km (ciclo cidade WLTP) em diversas condições ambientais, dependendo do pack de baterias, e em várias configurações de carregamento. Também oferece desempenho de elevado potencial: velocidade limitada a 100 km/h para melhor absorção de energia, potência máxima de 90 kW e binário máximo de 280 Nm.

O novo motor elétrico não penaliza os pontos fortes do Ducato: o melhor volume de carga na classe, entre 10 e 17 m3, e carga útil até 1950 kg, igualmente o melhor valor na classe. Além de tudo o mais, o E-Ducato é 100% conectado, oferecendo uma exclusiva série de conteúdos que respondem às exigências profissionais e de eletrificação de todos os tipos de clientes, desde veículo de serviço até frotas de dimensão considerável que usam um sistema de gestão de frota.

Para continuar a sua viagem no mercado, o E-Ducato será em breve sujeito a amplos testes de campo realizados por clientes parceiros, em condições de utilização normal no trabalho.

A Fiat está, assim, capitalizando o seu legado tecnológico e a sua experiência, desenvolvendo a versão elétrica do seu recordista de vendas.

[Via: Automonitor]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.