Caminhão elétrico da JAC já tem preço no Brasil

A JAC Motors já vende no Brasil o caminhão elétrico iEV 1200T, modelo focado no transporte de carga em centros urbanos cuja autonomia é de cerca de 200km.

A JAC Motors já vende no Brasil o caminhão elétrico iEV 1200T. O modelo, focado no transporte de carga em centros urbanos, tem preço sugerido de R$ 349.900. A espera pela entrega gira em torno de quatro meses. Ou seja: quem comprar agora receberá o caminhão entre outubro e novembro de 2020.

O iEV 1200T é um caminhão posicionado entre as categorias de semi-leves e leves. O foco é o transporte urbano de cargas. O motor elétrico síncrono de imã permanente gera o equivalente a 122,4 mkgf de torque. A sigla do nome do modelo refere-se a Intelligent Energy Truck (caminhão de energia inteligente, em tradução livre).

A potência é equivalente a 177 cv. De acordo com dados da JAC Motors, o iEV 1200T pode chegar a 90 km/h. A aceleração de 0 a 50 km/h é feita em cerca de 10 segundos.

Caminhão JAC iET 1200
Caminhão JAC iEV 1200T

Caminhão elétrico tem autonomia de 200 km
O caminhão elétrico JAC iEV 1200T faz parte da linha Shuailing i. A série integra a divisão de veículos comerciais elétricos da fabricante chinesa. Essa família utiliza baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP)

Quando foi lançado no Brasil, em maio do ano passado, o caminhão elétrico da JAC tinha preço sugerido de R$ 259.900. Em 14 meses, o preço subiu R$ 90 mil. “Veículo elétrico é igual à comida orgânica: não é barato, mas faz bem à saúde”, diz o representante da JAC Motors no Brasil, Sergio Habib.

Caminhão JAC iEV 1200T

O empresário se refere ao fato de o caminhão elétrico não emitir poluentes. E também ser bem silencioso que modelos equivalentes com motor a diesel, por exemplo.

Segundo informações da JAC, o pacote de baterias de 97 kWh garante autonomia de 200 km no ciclo NEDC, antiga norma utilizada na Europa. Para repor a energia, há dois tipos de recarregadores.

Interior do Caminhão JAC iEV 1200T

Recarga lenta leva 12 horas
O mais simples, que vem junto com o caminhão, pode ser plugado em tomadas convencionais de 220V. Nesse caso, a recarga completa é feita em cerca de 12 horas.

Com o dispositivo rápido, que é trifásico e deve ser conectado à tomadas de 380V. Com esse equipamento a recarga completa é feita em duas horas. A JAC não revelou o preço desse sistema.

Habib afirma que a maior parte dos caminhões de transporte urbano roda até 80 km por dia. São veículos utilizados por empresas que entregam refrigerantes e medicamentos, por exemplo. “Nosso caminhão está sendo testado por várias empresas, como distribuidoras de alimentos”, diz o executivo.

[Via: Estradão]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.