Voxan Wattman: Uma super moto elétrica de alta voltagem

A Voxan Wattman possui um alcance de 177km, 200cv e gasta apenas seis segundos para acelerar de 0 a 100km/h.

Com a moto elétrica tornando-se um foco para muitos fabricantes tradicionais, as marcas com menos volume de vendas e com nichos de mercado têm que entrar nesse campo para não perder o comboio da evolução.

As marcas Kawasaki, Honda, Harley-Davidson, e agora até a Suzuki estão todas olhando para um futuro elétrico, e com os seus milhões no banco, a taxa de desenvolvimento no setor dos veículos elétricos de duas rodas já tem rota definida para dar um salto maciço em termos de alcance, tempo de recarga e experiência de condução.

Uma pequena marca que quer dar o salto sobre as marcas estabelecidas é a Voxan, o fabricante elétrico de duas rodas de propriedade de Gildo Pallanca Pastor, que também é dono da marca francesa de carros esportivos Venturi.

Voxan Wattman
Voxan Wattman

VOXAN, A FÁBRICA DE SONHOS
A francesa Voxan não é uma marca nova, conhecemos há muitos anos atrás numa edição do salão de Paris, e sempre a consideramos como uma espécie de ‘fábrica de sonhos’, nem sempre bem sucedida. Na época, conhecemos um dos seus principais personagens, nada mais nada menos que Alain Chevallier, um dos principais criadores de quadros no Mundial de 500cc, e que preparou os bem sucedidos chassis das Yamaha no rali Dakar. Mas agora, a Voxan quer desbravar um novo caminho.

A sua mais recente proposta, a Wattman, é uma visão inovadora do conceito de moto elétrica, que apresenta alguns elementos e características de design nunca antes vistos.

Voxan Wattman
Voxan Wattman

A caraterística mais interessante parece ser uma espécie de ‘exoesqueleto’ de chassis, no qual elementos externos do quadro e ciclística se fundem para formar a espinha dorsal da moto. Como este gênero de design estrutural que se torna cada vez mais comum no design de carros esportivos, é provável que a técnica tenha sido inspirada por algumas das façanhas de quatro rodas da Venturi.

A bateria está envolta em painéis de alumínio de aparência elegante que se conectam com o invólucro do motor, criando um exterior suave, mas forte para a moto. Abaixo dos painéis está uma bateria de 12,8kWh, suficiente para levar a Wattman a uma autonomia anunciada de aproximadamente 177km, a uma potência máxima de 200 CV e um binário monstruoso de 200 Nm.

Voxan Wattman
Voxan Wattman

O motor é projeto e construção da Voxan, com ímãs permanentes e refrigeração líquida. Com uma estética de ‘power-cruiser’, e para levar ao solo o brutal torque, a Wattman possui um pneu traseiro de 240 mm e uma enorme distância entre-eixos de 1705 mm.

Enquanto a gama da nova máquina não é inovadora no setor EV de duas rodas, o tempo de recarga é, com a empresa a reivindicar 80% de carga em cerca de 30 minutos de um carregador nível 2. No entanto, conectada ao ponto de carga doméstico levará a maior parte do dia para recarregar.

[Via: Moto Mais]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.