General Motors apresenta o veículo elétrico Hummer EV com 1.000 cv de potência

A General Motors conseguiu transformar um Hummer, símbolo americano de robustez, potência e alto consumo de combustível em um veículo elétrico que marca uma nova era. Nesta terça-feira (20/10), a marca apresentou a nova GMC Hummer Edition 1, uma picape que também faz sua estreia oficial como o primeiro veículo 100% elétrico da marca.

Como era de se esperar de um Hummer, a promessa é de capacidades no off-road sem precedentes e desempenho surpreendente na estrada. Outro marco importante para a GM com o lançamento da inédita picape elétrica é o fato de que ele chegará ao mercado com a nova geração de baterias Ultium da GM e potência estimada em cerca de 1.000 cv.

“Esta inovadora super picape chega ao mercado com celeridade e propósito, deixando a GM um passo mais próxima de um futuro completamente elétrico”, diz Mark Reuss, presidente da General Motors.

“Utilizando a nossa arquitetura Ultium Drive, que permite uma ampla gama de opções de configurações, a HUMMER EV é ideal para aquele consumidor que busca funcionalidade, eficiência energética e performance”.

Prometendo ser referência em desempenho neste novo segmento, a Hummer EV será equipada com as novas unidades de propulsão elétrica da GM. O conjunto chamado de Ultium Drive é composto por três motores elétricos alocados em duas unidades de acionamento para fornecer à picape elétrica a tração nas quatro rodas.

A potência estimada (de acordo com a GM) desse sistema é de respeitáveis 1.000 cv e impressionantes 1.590 kgfm de torque máximo, isso mesmo, mil, quinhentos e noventa kilogramas-força-metro de torque, que será alimentado pela nova geração de baterias Ultium, desenvolvidas pela empresa e que equipará os futuros elétricos da marca. De acordo com a GM, a “super picape” poderá acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos.

“Tínhamos uma meta para a HUMMER EV: construir a picape mais a impressionante da história”, disse Al Oppenheiser, engenheiro-chefe do projeto.

“É uma fera totalmente off-road com um sistema de acionamento e-4WD exclusivo que oferece capacidade de manobra diferente de tudo que a GM já ofereceu antes.”

Preços
A GMC lançará a picape elétrica Hummer na versão Edition 1, que tem um preço base de US$ 112.595 (R$ 629.200 em conversão direta). Esta versão vem recheada com todos os equipamentos possíveis e terá as primeiras entregas no fim de 2021. No entanto, quem optar pela edição de lançamento só terá uma opção de pintura externa:

“Cada GMC HUMMER EV Edition 1 será identificado de forma idêntica e totalmente equipado. Cada um apresenta um exterior branco e um interior Lunar Horizon exclusivo, com um emblema especial Edition 1 no interior”.

Principais recursos:

  • Direção nas 4 rodas com CrabWalk1 – um recurso exclusivo que permite que as rodas traseiras e dianteiras girem no mesmo ângulo em baixas velocidades, permitindo o movimento diagonal do veículo, para uma manobrabilidade ainda maior em terrenos desafiadores.
  • Suspensão a ar adaptável com capacidade Extract Mode2, que permite que a altura da suspensão seja elevada em aproximadamente 149 mm para enfrentar situações off-road extremas, como superar terrenos pedregosos ou passagem de água.
  • Pneus Goodyear Wrangler All Territory MT de 35″ de série; e a capacidade de acomodar pneus de 37″ que prometem dirigir em águas com mais de 60 centímetros de profundidade.
  • Proteção de carroceria, consistindo de placas de aço resistentes que estão estrategicamente localizadas ao redor do kit de bateria para proteção adicional em condições extremas de off-road.
  • UltraVision4 que inclui novas câmeras dianteiras e traseiras da parte inferior da carroceria com visualizações ao vivo de “observadores virtuais” para ajudar os motoristas a navegar por obstáculos e colocar rodas dentro e fora da trilha – são até 18 disponíveis câmeras para facilitar a percepção dos arredores.
  • Elementos de visualização off-road que exibem as funções do veículo e o status do terreno por meio das telas do sistema de informação e entretenimento e informações do motorista. Os exemplos incluem entrega de torque, engate diferencial de bloqueio, pressão dos pneus, ângulos de inclinação e rotação (incluindo valores máximos), um medidor de inclinação (com valores máximos), círculo de atrito, vetorização de torque e muito mais.

Características da edição de lançamento GMC Hummer Edition 1:

  • Compatibilidade de carregamento público rápido de 800 volts de até 350 quilowatts, que permite recuperar 160 km de autonomia em cerca de 10 minutos;
  • 560 km de autonomia estimada com carga completa;
  • A versão mais recente do Super Cruise, que oferece condução autônoma em aproximadamente 322.000 km de estradas habilitadas e um novo recurso de mudança automática de faixa, onde o sistema pode determinar quando uma mudança de faixa é ideal e iniciar a manobra;
  • O modo de controle de direção ajustável, que inclui o modo Terrain, que eleva a altura de rodagem em cerca de 5 cm;
  • Adaptive Ride Control, que se adapta a condução on e off-road;
  • Teto panorâmico Infinity de série e Sky Panels removíveis transparentes que podem ser guardados no compartimento dianteiro do veículo.
  • Tela do sistema de informação e entretenimento com 13,4″ e um quadro de instrumentos com 12,3”.

Com design futurista e ao mesmo tempo robusto, o GMC Hummer realmente irá se distinguir dos principais rivais, cada um com um estilo bem distinto, como exemplo o Tesla Cybertruck com seu visual de linhas angulosas e inconfundíveis e a Rivian R1T, que remete as formas proporcionais de uma picape padrão, mas com torques futuristas.

“O GMC HUMMER EV reimagina uma silhueta instantaneamente reconhecível para um futuro moderno e totalmente elétrico”, disse Phil Zak, diretor executivo de design. “Seu design comunica visualmente extrema capacidade, que é reforçada com detalhes arquitetônicos robustos oferecidos com um interior premium, bem executado e equipado.”

A picape elétrica GMC Hummer começa a ser produzida somente no final de 2021, na recém-anunciada Factory ZERO Detroit-Hamtramck Assembly Center da GM, uma antiga fábrica de quase 40 anos que recebeu investimento bilionário para se transformar em uma fábrica exclusiva de veículos elétricos – a unidade também irá produzir o carro autônomo GM Cruise.

[Via: InsideEVs]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.