Tesla Model 2 será carro elétrico menor e exclusivo para a China

Fabricante americana quer brigar em segmentos mais populares com seu novo Model 2 — até agora exclusivo à China.

Cada vez mais interessada em energia renovável, a China correspondeu, sozinha, a um terço das vendas da Tesla (TSLA34) em 2020. Isso parece ter seduzido a fabricante a criar um modelo de entrada exclusivo — ao menos em princípio — para mercado chinês.

As informações vêm do blog local Auto SINA e dão conta que o futuro Tesla Model 2, que será algo entre um SUV compacto e um hatchback do Model 3, deve ser lançado ainda neste ano, com preço mais acessível.

A ideia do carro é ampliar o alcance da Tesla no receptivo mercado da China, onde cerca de 145.000 carros da Tesla foram comercializados em 2020. O país vem sendo desejado por várias montadoras interessadas no seu público cada vez mais sedento por carros elétricos.

Uma dessas é a Volkswagen, que já prepara novidades da família ID por lá, indo de subcompactos a SUVs. O ID.4, por exemplo, já é vendido por cerca de R$ 250 mil, enquanto o ID.3 deve chegar também até o final de 2021.

O Model 2, porém, deverá bater com folga a VW em termos de preço, custando por volta de R$ 130.000. Para isso, a Tesla (TSLA34) aproveitará sua Gigafactory em Xangai e especialistas chineses em toda a pesquisa e desenvolvimento do carro, a fim de otimizar custos. Os estudos de viabilidade estão a pleno vapor, com documentos já submetidos à aprovação estatal.

Arte conceitual do Tesla Model 2

Ainda que mais detalhes não tenham sido confirmados, espera-se reaproveitamento da plataforma do Model 3, além de baterias menores, com autonomia de 350 km a 450 km, para que o Model 2 mantenha-se em faixa de preço acessível aos chineses emergentes.

Com a papelada já entregue a Pequim, o Tesla Model 2 deve começar seus testes de rua em breve. O carro marca uma guinada da Tesla rumo a segmentos mais acessíveis do mercado, deixando de ser uma marca premium e buscando lugar ao lado de gigantes como Toyota e GM se tratando de amplitude do portfólio. 

Desse modo, já em 2022 a companhia de Elon Musk contará com veículos que vão do Model 2 ao novo Roadster, passando pela badalada picape Cybertruck, Model Y, entre outros.

A mídia local especula que o modelo “popular” seja apresentado ao público até o fim do ano, de modo a chegar às lojas junto ao subcompacto ID.3 da Volkswagen.

[BDR: TSLA34]

[Via: Quatro Rodas]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.