BYD apresenta primeiro ônibus articulado elétrico produzido no Brasil

Modelo será usado no transporte público de São José dos Campos (SP) e tem capacidade para acomodar 168 passageiros.

A BYD, fabricante global de componentes eletrônicos que no Brasil atua na produção de chassis de ônibus elétricos, entre outras áreas, apresentou o primeiro VLP (Veículo Leve sobre Pneus) articulado totalmente elétrico produzido no Brasil. O modelo vai integrar a frota do transporte público da cidade de São José dos Campos, no interior paulista (onde vai trafegar na Linha Verde, um corredor exclusivo), e ficará exposto à visitação da população até o fim de março.

“Esse é o modelo do ônibus 100% elétrico que a BYD vai entregar para a cidade de São José dos Campos. Estamos satisfeitos em contribuir para uma cidade mais sustentável e com mobilidade verde”, declarou Marcello Von Schneider, diretor institucional e chefe da unidade de ônibus da BYD Brasil. “As prefeituras estão compreendendo a relevância e a necessidade real de substituir os veículos convencionais por modelos não poluentes. Investir em veículos elétricos melhora a qualidade do ar das cidades, impactando diretamente na saúde da população”, acrescentou.

Com carroceria desenvolvida em parceria com a Marcopolo, o VLP apresenta visual moderno, possui 22 metros de comprimento, acomoda 168 passageiros – além de cadeirantes, que possuem espaço dedicado – conta com baterias de fosfato de ferro e tem autonomia para 250 km. Conexões USB individuais nos bancos, monitores no teto, rádio e alto-falantes compõem o pacote de comodidade para os usuários. Os veículos também terão o conjunto de soluções Biosafe, da Marcopolo, com sistema de desinfecção do ar-condicionado por raios UV-C e revestimento antimicrobiano nas poltronas, balaústres e pega-mãos.

Os veículos contam ainda com câmeras de alta definição no lugar dos retrovisores, o que proporciona melhor visibilidade, evitando os chamados “pontos cegos” e aumentando a segurança. As 12 unidades de VLPs produzidas pela BYD já se encontram na Marcopolo para serem encarroçados e finalizados. A previsão de entrega é para outubro deste ano.

[ Via: AUTOMOTIVE BUSINESS ]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.