Triumph revela protótipo de moto elétrica em parceria com a Williams

A Triumph apresentou hoje (23/03) o primeiro protótipo de sua moto elétrica. Batizado de TE-1, o protótipo tem motor elétrico com 180cv (130 kW) de potência e design que remete aos modelos naked da marca inglesa, como a Speed Triple e a Street Triple RS.

O protótipo da Triumph faz parte do projeto da primeira moto elétrica genuinamente britânica. Além da fábrica de motocicletas, participam do projeto a Williams Advanced Engineering (braço da escudeira de Formula 1), que desenvolveu o sistema de baterias, a Integral Powertrain, responsável pelo motor, e o departamento acadêmico da Universidade de Warwick que deu consultoria técnica e legal, além de realizar os testes e medições.

O projeto é financiado pelo Office for Zero Emission Vehicles, escritório governamental britânico dedicado à transição energética.

Criado em maio de 2019, o projeto colaborativo chegou em sua segunda fase, revelando um inovador trem de força elétrico e uma avançada bateria, além dos primeiros esboços de estilo para o Protótipo TE-1 final, ou seja, uma moto elétrica da Triumph.

Incluindo inovação no desenho da bateria e do trem de força, os resultados de desempenho do teste inicial excedem em muito os padrões atuais e as metas da indústria. “A conclusão da Fase 2 e os resultados promissores alcançados até o momento, sem dúvida, terão um papel significativo em nossos esforços futuros para atender à ambição e desejo de nossos clientes de reduzir seu impacto ambiental e para um transporte mais sustentável “, disse Nick Bloor, CEO da Triumph.

A bateria desenvolvida pelo departamento de engenharia da Williams é parte integrante do quadro e promete bom desempenho e autonomia
A bateria desenvolvida pelo departamento de engenharia da Williams é parte integrante do quadro e promete bom desempenho e autonomia

Bateria faz parte do chassi
Com base na especificação técnica pretendida coma nova Triumhp elétrica, a Williams Advanced Engineering criou uma bateria que é parte estruturante da moto. Com essa solução, a bateria, geralmente o item mais pesado em uma moto elétrica, ajuda a equilibrar as massas e o posicionamento dentro do chassi do protótipo, levando em consideração o centro de gravidade e também o motor.

“A densidade de energia desta nova bateria será um avanço significativo em relação à tecnologia existente, dando ao piloto mais potência por mais tempo. WAE também projetou e desenvolveu uma unidade de controle eletrônico desde o início, combinando o sistema de gerenciamento de bateria com as funções de controle da moto em um único pacote”, disse Dyrr Ardash, gerente comercial sênior da Williams Advanced Engineering.

Ainda de acordo com Ardash, o alcance da bateria também é maior do que as disponíveis atualmente no mercado. Entretanto, as empresas não revelaram qual seria a autonomia.

Esboço da Triumph TE-1 protótipo da primeira moto elétrica da marca inglesa
Esboço da Triumph TE-1 protótipo da primeira moto elétrica da marca inglesa

Motor de 180 cv
Já a Integral Powertrain inovou ao condensar num único bloco a unidade motriz e o inversor (componente que converte a corrente contínua da bateria em corrente alternada para alimentar o motor). O objetivo também foi reduzir o peso do conjunto e o economizar espaço, algo muito importante em uma motocicleta.

A empresa também implementou contatos de carboneto de silício no inversor, diminuindo as perdas no inversor. Com isso, alcançaram maior eficiência do trem de força, entrega de potência e autonomia.

Esboço da Triumph TE-1 protótipo da primeira moto elétrica da marca inglesa
Esboço da Triumph TE-1 protótipo da primeira moto elétrica da marca inglesa

Triumph promete moto elétrica com emoção
Já à Triumph coube desenvolver o software de controle do veículo que incorpora todos os sistemas elétricos para assegurar uma resposta melhor ao acelerador, frenagem regenerativa, controle de tração e todas as características de uma moto da marca inglesa.

Paralelamente, a Triumph projetou o chassi do protótipo, incluindo o quadro principal e o quadro traseiro, incluindo aí uma balança monobraço. Durante o desenvolvimento, a empresa já levou em consideração o desenho da transmissão final e o estilo do Protótipo TE-1, cujos primeiros esboços estão sendo revelados pela primeira vez hoje.

“O ponto de partida para nós no projeto TE-1 foi coletar um feedback importante dos clientes sobre o que os pilotos realmente desejam de suas motocicletas e entender como uma moto elétrica pode fornecer a experiência que eles desejam. Isso inclui considerar o tipo de pilotagem, autonomia, comando e natureza da entrega de potência e torque, juntamente com a ergonomia e os controles da moto. Levando todo esse feedback em consideração, começamos o projeto do chassi, focando em reunir tudo no Protótipo TE-1 de uma forma que forneça uma experiência de pilotagem empolgante e nova, mas que no fim das contas seja familiar”, explicou Steve Sargent, Chefe de Produto da Triumph.

[Por: Arthur Caldeira – UOL Carros]

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