Voge ER-10: Uma moto elétrica perfeita para cidade

Após estrear no mercado no ano passado, com a sua família de motos de 300 e 500 cc, a Voge completa a sua gama com esta ER-10, moto que não só reúne as tendências de topo mais atuais na tecnologia dos veículos elétricos como reforça essa imagem de moto do futuro com design original e inovador. A nova moto elétrica comporta muitas soluções inovadoras, como o seu potente motor trifásico com refrigeração líquida, quadro perimetral em alumínio e um desenho que rompe com moldes tradicionais.

O design futurístico da ER-10 é acompanhado por um quadro único no mundo da moto, que envolve o corpo do veículo de forma perimetral, com uma estrutura de dupla construída em liga leve de alumínio, unindo a coluna de direção ao eixo do braço oscilante, que também recorre ao alumínio para reduzir o peso do conjunto (122kg com a bateria incluída).

Moto elétrica Voge ER-10
Moto elétrica Voge ER-10

MOTOR COM REFRIGERAÇÃO LÍQUIDA
Precisamente sobre o braço oscilante, entre o seu eixo e a roda posterior, está situado o motor que propulsiona esta ER-10, disposto de forma a permitir que se mantenha uma tensão constante da corrente de transmissão à roda, independentemente do curso da suspensão, garantindo assim uma longa vida útil a este elemento.

Este motor foi produzido pela JWT e conta com dois importantes argumentos: Funcionamento trifásico e refrigeração líquida. O circuito de refrigeração também cobre a eletrônica do controlador, conseguindo uma maior eficiência do motor pela estabilidade das temperaturas de funcionamento, sobretudo quando trabalha na sua potência de pico de 8,9kW (12,1 CV) aos 3.500 rpm, dispondo de uma potência nominal de 6kW (8,2 CV) aos 4.660 rpm. Como é habitual nos motores elétricos, o motor JWT disponibiliza uma excelente resposta desde regimes muito baixos, com um binário de 190Nm ao eixo do motor e 41Nm à roda, números muito acima dos que oferece uma moto de 125cc.

A alimentação está a cargo de uma bateria Samsung de polímero de lítio composta por 384 células de 2600 mAh, formando um conjunto de 60V e 70Ah com um peso de 30kg. O carregador fornecido proporciona uma elevada corrente de carga de 20ª, conseguindo a carga a 100% em apenas 4 horas. A bateria está protegida com um sistema de gestão BMS que monitoriza a totalidade das células perante sobrecargas ou descargas, incluindo curto-circuitos, com um equilíbrio que isola a célula afetada para que tudo continue a funcionar.

Moto elétrica Voge ER-10

DOIS MODOS DE CONDUÇÃO
A ER-10 conta com dois modos de condução. Um econômico e que reduz a velocidade máxima para 50km/h e o modo esportivo, com o qual se alcança uma velocidade máxima de quase 100km/h. A autonomia segundo as normas WTC é de 130km rodando a uma velocidade média de 30 km/h, reduzindo-se para 45 km em autoestrada mantendo uma velocidade constante de 90 km/h. É possível aumentar essa autonomia em cerca de 5% aproveitando a frenagem regenerativa.

Também não lhe falta a tecnologia de iluminação LED em todos os seus componentes. O farol emprega dois módulos de alta intensidade sobrepostos para os feixes de médios e máximos, situando-se os dois focos DRL por cima e em ambos os lados do farol. A sua instrumentação baseia-se em duas telas digitais com retroiluminação adaptada à luz exterior por meio de um sensor crepuscular. A tela principal integra velocímetro, nível de carga da bateria de forma percentual e gráfica, autonomia estimada e relógio. No segundo são mostrados os avisos de manutenção, modo de condução e os quilometragem total e parcial simultaneamente, para além de sete luzes de aviso.

Moto elétrica Voge ER-10

Outro pormenor importante a destacar é o emprego de uma chave inteligente para ativar à distância a moto através de dois botões integrados no comando, a que se junta um terceiro que permite localizar o veículo num estacionamento.

A nova e revolucionária Voge ER-10 estará disponível em duas cores – branco e preto – e começará a sua distribuição em todos os pontos de venda oficiais Voge a partir do mês de Março. O preço da nova ER-10 é de 6.545 Euros (cerca de 42.770 Reais em conversão direta).

Mais informações em: vogespain.es

[ Via: Moto+ ]

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