Toyota apresenta o conceito bZ4X, seu primeiro carro totalmente elétrico

O conceito de SUV bZ4X estreia no Salão de Xangai como o primeiro membro da família de carros elétricos que a Toyota lançará até 2025.

Em 1997, a Toyota tornou-se a primeira montadora a fabricar um carro híbrido em larga escala. O Prius estreou no Japão e, nos anos seguintes, ganhou o mundo, tornando-se referência ecológica da indústria. Agora, 24 anos depois, a marca japonesa se rende à eletricidade total. E apresenta, assim, o SUV bZ4X, seu primeiro veículo puramente elétrico.

O Toyota bZ4X surge no Salão de Xangai ainda como um carro conceito. Entretanto, o design parece revelar as linhas finais do modelo de produção. O SUV elétrico será lançado em meados de 2022, de início na China e no Japão. Depois, ganhará escala mundial, tal como foi com o Prius. O utilitário é o primeiro de sete veículos elétricos que a marca vai lançar até 2025.

Toyota bZ4X Concept
Toyota bZ4X Concept

Plataforma desenvolvida com a Subaru
Assim como o bZ4X, todos os futuros membros da linha bZ (sigla de Beyond Zero ou “além do zero”) utilizarão a plataforma modular e-TNGA. A arquitetura é exclusiva para carros elétricos a bateria (BEVs) e foi feita em parceria com a conterrânea Subaru. Além de sete modelos Toyota bZ, a base vai dar origem a outros oito veículos não detalhados.

Ou seja, o chassi da Toyota e da Subaru terá ao menos 15 modelos a serem lançados até 2025. E o bZ4X será, assim, o primogênito da família.

Toyota bZ4X Concept
Toyota bZ4X Concept

Tração integral
A Toyota não revelou as especificações do bZ4X, o que deixa no ar um mistério para o lançamento do modelo. A marca apenas confirmou que o SUV elétrico terá tração integral, com dois motores elétricos instalados um em cada eixo. Segundo a montadora, isso dará real capacidade fora-de-estrada ao utilitário, embora a sua utilização seja mais para o asfalto.

Da mesma maneira, a Toyota não detalhou que tipo de bateria o bZ4X utiliza. Este é mais um mistério que só será desfeito nos próximos meses. Especula-se que os carros elétricos da marca japonesa utilizarão baterias em estado sólido, com grande autonomia (mais de 500 km) e tempo de recarga baixíssimo (algo como 10 minutos na tomada).

Interior do Toyota bZ4X Concept
Interior do Toyota bZ4X Concept

Volante com tecnologia de avião
Se não deu tantos dados técnicos, a Toyota ao menos revelou por inteiro o visual externo e a cabine do bZ4X. Com porte similar ao do RAV4, o SUV elétrico xse destaca pela carroceria geométrica com muitos vincos, que entrega robustez. O estilo apresenta linhas modernas, bem como elementos tridimensionais nos faróis e lanternas de LED interligadas.

Mas a grande surpresa é a cabine de estilo sofisticado e até um pouco futurista. O painel traz o volante em formato de manche de avião, que possui um inovador sistema de direção eletrônica. Na prática, o volante do Toyota bZ4X funciona sem cabos e engrenagens, tal como o sistema “fly-by-wire” de aviões comerciais como os da Airbus e da Embraer.

De acordo com a montadora, a direção do bZ4X é acionada por impulsos elétricos controlados por computador. Dessa forma, dá ao motorista maior controle, eliminando interferências de superfícies mal pavimentadas ou em uma frenagem brusca. Segundo a Toyota, o sistema tem “uma resposta mais precisa de acordo com a velocidade e o ângulo da direção”.

[Via: Jornal do Carro]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.