Husqvarna revela conceito de moto e outros veículos elétricos

A Husqvarna Motorcycles decidiu entrar com tudo na mobilidade elétrica. A marca de origem sueca, que atualmente pertence ao mesmo grupo que controla a KTM, anunciou que irá criar uma linha de veículos de duas rodas elétricos para o uso urbano. Recentemente, a Husqvarna revelou conceitos de uma moto, um scooter e também uma patinete – todos elétricos.

No final de abril, a empresa apresentou a E-Pilen, uma moto conceito voltada para o uso urbano. Agora, em maio, foram apresentados o e-scooter Vektorr e a patinete Bltz. Embora ainda sejam conceitos, a Husqvarna afirma que o desenvolvimento de sua linha de mobilidade elétrica está bem avançado.

A marca, inclusive, diz que já está até a procura de revendedores em grandes áreas metropolitanas da Europa, com foco na Espanha, França, Itália e Alemanha. Em breve, deverá divulgar mais detalhes sobre a chegada ao mercado de sua linha de motos elétricas.

Os modelos confirmam os rumores e as recentes declarações do empresário austríaco Stefan Pierer, CEO do grupo Pierer Mobility que, além da Husqvarna, detém as marcas KTM e Gas Gas, de que apostava nas motos elétricas como futuro da mobilidade. Vale lembrar que a KTM já comercializa motocicletas off-road elétricas há alguns anos na Europa e nos Estados Unidos.

Juntamente com o conceito E-Pilen, o conceito Vektorr oferece uma visão de como será a mudança das motos Husqvarna para a mobilidade urbana elétrica. Conheça.

Conceito de moto elétrica E-Pilen da Husqvarna

Moto elétrica E-Pilen
O conceito E-Pilen mostra claramente como deve ser a primeira moto elétrica da Husqvarna. Com uma potência de 8 kW (cerca de 11 cv) e uma autonomia de 100 km, a E-Pilen foi desenvolvida para o uso urbano e de lazer.

Com design inspirado nos atuais modelos de rua movidos a gasolina da Husqvarna, como a Vitpilen e Svartpilen, a E-Pilen inova por adotar uma bateria modular e substituível, permitindo que seja trocada por outra, ampliando a utilidade das motos elétricas. A estratégia também vai ao encontro do acordo feito pela KTM e pela Piaggio com as grandes marcas japonesas para criar um padrão para suas baterias elétricas intercambiáveis.

Conceito de scooter elétrica Vektorr da Husqvarna
Conceito de scooter elétrica Vektorr da Husqvarna

Scooter Vektorr
Já o conceito Vektorr é a primeira scooter elétrica produzida pela Husqvarna e é voltada para o cidadão que busca uma solução de transporte pessoal compacta e eficaz para se adequar ao seu estilo de vida agitado. Concebida e conduzida como uma scooter convencional, a Vektorr promete atingir 45 km/h de velocidade máxima e oferecer um alcance de até 95 km, com uma carga da bateria.

Conceito de patinete Bltz da Husqvarna
Conceito de patinete Bltz da Husqvarna

Patinete Bltz
Juntamente com a e-scooter, a marca mostrou nessa semana também a patinete conceito Bltz. Feita para deslocamentos curtos, a patinete pode ser dobrada e transportada, por exemplo, em transportes públicos. Mas a Husqvarna não divulgou detalhes sobre sua potência ou autonomia.

[Via: Infomoto]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.