10 anos do Veículo Elétrico Blog

Em 04/07/2011 comecei esse blog como um hobby para divulgar todas as novidades do mercado de veículos elétricos. A ideia inicial era centralizar as notícias sobre novos carros, motos, bicicletas e outros veículos movidos à energia elétrica.

Hoje, ao completar 10 anos do Veículo Elétrico Blog, algumas empresas já produzem e comercializam veículos elétricos, como é o caso da Bee Green Bikes, EcoTrooper, Eletricz, Hitech-e, Lithy Motors, Voltz Motors, entre outras. Grandes montadoras também já comercializam seus carros elétricos importados, como é o caso da Chevrolet com o Bolt EV, Renault com o Zoe e Kangoo Z.E., BMW com o i3, i4, iX e iX3, Jaguar com o i-Pace, Porsche com o Taycan e Volvo com o XC40. Temos também algumas lojas que importam os melhores carros elétricos do mundo como os da Tesla, por exemplo.

Mesmo tendo algumas iniciativas interessantes e essas empresas estarem cada vez mais presentes, hoje fazendo 10 anos do Veículo Elétrico Blog, confesso que vejo poucas mudanças no Brasil, nos deixando ainda muito, mas muito distante dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Na China, por exemplo, os veículos elétricos são uma realidade no dia-a-dia das pessoas, inclusive os chineses, como na maioria dos eletrônicos presentes nas nossas casas, nas nossas mãos, são os maiores fornecedores de veículos elétricos e peças do mundo.

É triste ver que o Brasil sendo um grande país, com potencial para ter uma linha de fabricação de veículos elétricos tão eficiente como as de carros a combustão, ainda fica em desvantagem em relação aos demais mencionados, e pior, enfrentando uma crise hídrica que faz com que se torne exponencial o uso de termo-elétricas, poluindo mais, e aumentando ainda mais o custo da energia.

Tudo isso acaba colocando de lado o objetivo dos veículos elétricos. O governo acaba agindo para apagar o incêndio mas não para prevenir. Todavia não quero aqui tomar nenhum partido, crítica nem tampouco falar sobre o atual, pois outros também não deram a devida atenção ao tema veículo elétrico.

Deveríamos estar com uma rede de energia elétrica sendo produzida por diversas fontes, além das hidrelétricas, incentivo a muito mais parques de energia eólica, energia solar, energia gerada por biomassa, etc.

Precisamos de incentivo, precisamos de melhorias, precisamos de infra-estrutura para os veículos elétricos serem uma realidade no Brasil de todos.

Acreditando em dias melhores, reafirmo aqui o meu compromisso em divulgar tudo sobre os veículos elétricos no Brasil e no mundo.

Caso alguma empresa queira apoiar ao trabalho colaborativo e de divulgação do Veículo Elétrico Blog, ou mesmo através de patrocínio, pode entrar em contato no email abaixo.

Aproveito para agradecer a algumas pessoas e associações que fizeram com que este sonho se tornasse grande, apoiando durante essa caminhada:

Minha esposa Cilene,
Meus filhos Pedro e Carolina,
André Trigueiro – Globo News,
Dante Grecco – Mobilidade Estadão,
Eduardo Silva – Mobilidade Sampa,
Elifas Gurgel – Clube do Carro Elétrico,
Evaldo Costa – Verde Sobre Rodas,
Fagner Padovan – EFS Brasil / Lab 42,
Maurício dos Santos Anjo – CECOTEIN / Electro,
Rodrigo Ono – eWorkshop BR,
Wagner Yamuto – Matraquinha / Adoção Brasil,
ABRAVEi,
ABVE,
E a todos os leitores do Veículo Elétrico Blog,

Muito obrigado!

🔋⚡⚡🔌
Vinicius Patente
contato@veiculoeletrico.blog.br

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.