Destinos Eletrificados – de São Paulo a Poços de Caldas com o JAC iEV40

Nossa viagem agora foi para Poços de Caldas – MG, partindo novamente de São Paulo. Mas o modelo da vez é meu querido Chapolin Colorado, o JAC iEV40, vermelhinho mais querido Brasil (na minha opinião).

Falando um pouco sobre o carro, é um veículo adquirido há 2 anos e acaba de completar 40.000 km, fato importante para considerarmos devido à redução da capacidade de carga da bateria natural com o passar do tempo. O modelo tem autonomia de 293 km na cidade, e nessa viagem veremos como se comporta na estrada.

Fomos a Poços de Caldas para acompanhar a solenidade do projeto “Poços + Inteligente”, com a inauguração do eletroposto de recarga rápida bem no centro da cidade. Sim, Poços de Caldas possui carregadores rápidos.

Parti de São Paulo com o nível da bateria em 73% e calibragem dos pneus 2 psi, acima do indicado para diminuir o atrito dos pneus e aumentar a autonomia.

A escolha de sair com a bateria abaixo do 100% foi consciente, pois logo nos 30 minutos de estrada parei no Posto Graal do km 67 da Rodovia Anhanguera.

Tomei um bom café da manhã e aguardei 1 hora para carregar no eletroposto de carga rápida. Como já havia rodado 55,5 km desde o momento que sai de casa, a bateria estava em 58% quando cheguei. Após a recarga, sai com o carro em 100%.

Foram 189 km do Graal até Poços de Caldas, com uma estrada ótima – mas também muitos pedágios. O Chapolin chegou com 26% de autonomia na PUC MINAS de Poços de Caldas, onde aconteceu a primeira parte do evento. É importante ressaltar que a viagem foi com o ar condicionado desligado e janelas fechadas. A ventilação foi suficiente para manter o carro fresco do lado de dentro mesmo com o sol rachando do lado de fora.

A PUC MINAS de Poços de Caldas possui um carregador ABB Terra de 24 kWh com Plug CCS2.

Thiago Garcia com o seu JAC iEV40

Após 2 horas de evento. o Chapolin (ou JAC iEV40) saiu de lá com 88% de bateria. É importante ressaltar que o carregador da PUC é de 24 kWh, mas o carro aceita gradativamente menos energia após os 80% para proteger a bateria.

Da PUC fomos almoçar no restaurante Touro Grill. Eu estava sentindo falta de uma experiência como essa. Um local excelente apresentado por meu amigo Anderson Muniz.

Em seguida fomos para o local da inauguração do eletroposto do centro da cidade. Bem em frente a Estação Mogyana | FEPASA, marco importante da cidade.

O local foi equipado com carregador rápido com plugs Tipo 2, CC2 e ChadeMO (igual ao Graal). Mas não pense em ficar sentado esperando carregar, curta o Centro da cidade. Você poderá utilizar as bicicletas elétricas (que também pertencem ao projeto Poços + Inteligente) e passear pela ciclovia novinha.

Não quer pedalar? Faça um passeio de charrete (que o prefeito promete substituir por charretes elétricas) e aprecie a mistura de prédios históricos com uma pitada de inovação que Poços de Caldas apresenta desde a sua inauguração.

A inauguração começou às 14h, e após o fim da solenidade precisei de alguns poucos minutos para carregar a bateria até 100%. Chegou a hora de voltar.

A descida da serra de Poços de Caldas para Andradas ajuda bastante a poupar a bateria, mas se engana quem acha que o retorno para São Paulo é só descida. Pelos dados registrados, o retorno apresentou um consumo levemente maior que a ida.

Por conta disso, fiz uma parada breve de apenas 30 minutos no posto Graal do km 56 da Bandeirantes pelo fato do carro estar com 25% de bateria (consumo muito parecido com a ida). Em teoria, a autonomia do carro seria suficiente para chegar em casa com 5% de bateria, mas esses 30 minutos foram a diferença entre chegar em casa com excelentes 44% de bateria ou ter que pedir um guincho na beira da estrada.

Resumo da viagem: Percurso tranquilo com duas paradas, sendo uma durante o evento, e com tempo somado de aproximadamente 4 horas.

Ah! E tem um detalhe super importante que deixamos para o final: Ao fazer essa viagem com um veículo elétrico deixamos de emitir 104kg de CO2 na atmosfera (no percurso de ida e volta).

Caso queiram ver o vídeo da viagem, acessem o link Chapolin viajou até Poços de Caldas – MG – YouTube.

Não se esqueça de baixar o app da Tupinambá antes de sua viagem. Baixe aqui.

Por: Thiago Garcia

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.