Mercedes apresenta carro elétrico que faz 1.000 km com uma carga

A Mercedes-Benz finalmente revelou seu mais novo carro elétrico, o Vision EQXX. Segundo a gigante alemã, trata-se do veículo zero emissão com melhor eficiência energética do mercado, além de ser o Mercedes mais competente quando pensamos no mix de consumo, desempenho e tecnologia.

Em apresentação online realizada nesta segunda-feira (03/01) diretamente de sua sede em Stuttgart, na Alemanha, a Mercedes foi bem direta quanto ao que seu produto vai entregar aos usuários quando chegar ao mercado. Sem delongas, a montadora tratou de mostrar todo o aparato tecnológico do veículo e focou muito no tema que mais preocupa quando pensamos em carros elétricos: autonomia.

O Vision EQXX é um carro elétrico com condições de trafegar por 1.000km com uma única carga, mas dentro da medição europeia, a WLTP, ou seja, com percursos que privilegiam a cidade e não a estrada. Entretanto, na apresentação, a montadora deixou claro que seu sedã zero emissão será o automóvel elétrico ideal para viagens.

Mercedes-Benz Vision EQXX

O mais eficiente
Segundo a Mercedes-Benz, o Vision EQXX terá consumo aproximado de 10 kWh a cada 100km, superior ao já famoso EQS, sedã grande elétrico da marca que faz médias de 16 kWh. Além dessa economia, o automóvel conta com uma bateria compacta e que permitiu à engenharia trazer um carro de dimensões amigáveis, além de um peso inferior.

Mercedes-Benz Vision EQXX

Para chegar a essa autonomia excelente, porém, a empresa não investiu apenas nas baterias. Cada detalhe do Vision EQXX foi pensado para melhorar sua eficiência, como o seu formato aerodinâmico, materiais utilizados na construção e também em adições tecnológicas relevantes, como um painel solar localizado no teto que pode acrescentar 44km de autonomia ao veículo e peças impressas em 3D.

Segundo a marca, a Fórmula 1 também foi utilizada como inspiração para trazer todos esses benefícios em um carro relativamente compacto. A Mercedes, porém, não revelou quais as medidas do Vision EQXX, mas, a julgar pelas imagens, trata-se de um sedã médio com porte semelhante ao Classe C, seu principal produto globalmente.

Mercedes-Benz Vision EQXX

Tecnologicamente absurdo
O Vision EQXX não espanta somente por seu design futurista e por sua longa autonomia, o pacote tecnológico empregado no veículo promete ser um dos melhores já feitos na indústria automotiva. Segundo a Mercedes-Benz, o carro terá, entre outras coisas, uma nova configuração de inteligência artificial, além da gamificação para criação de sua interface de usuário.

O popular assistente pessoal “Hey, Mercedes” foi totalmente refeito e está mais inteligente, ajudando o motorista com funções desde as mais básicas como ligar o ar-condicionado e luzes até traçar rotas mais fáceis e que economizam energia.

Mercedes-Benz Vision EQXX

Para ver todas as funções do Vision EQXX, a montadora não economizou e trouxe um painel de mini-LED 100% digital e resolução 8K. Nessa tela poderemos ver todas as informações do veículo e interagir com o Mercedes Jelinek, o avatar da inteligência artificial Hey, Mercedes que agora também conta com aprendizado de máquina para aperfeiçoamento.

Ainda no campo da tecnologia, o sistema de luzes internas com cromoterapia foi aperfeiçoado e está mais eficiente, gastando menos energia do automóvel.

Mercedes-Benz Vision EQXX

Ecologicamente correto
Ainda no interior, o Vision EQXX está completamente alinhado com as exigências de um carro essencialmente verde. Seu acabamento luxuoso conta com materiais sintéticos e tecido feito de garrafas PET recicladas.

Mercedes-Benz Vision EQXX

Preço e disponibilidade
A Mercedes-Benz ainda não revelou preço, versões nem data de lançamento do Vision EQXX, tampouco os mercados em que ele estará presente. Além disso, a montadora promete revelar dados de desempenho em breve.

[Via: Canaltech]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.