Varg, da sueca Stark Future, é a moto elétrica off-road mais forte do mundo

Criadas especialmente para competições – e para arrancar suspiros do público – as motos off road são fantásticas. Baixo peso, grande vão livre do solo, silhuetas estreitas e muita potência, despejada bruscamente por motores de um cilindro. Basta você ir a qualquer prova de motocross e as verá jogando blocos de terra a muitos metros de distância.

Mas uma nova era das motos de trilha pode estar chegando. É isso o que promete a moto elétrica Varg, da empresa sueca Stark Future, que traz números de potência jamais vistos no segmento.

Moto elétrica Varg da Stark Future

Moto elétrica é a off road mais potente do mundo
As motos off-road topo de linha costumam ter motores de um cilindro e 450 cilindradas. Com muita força desde as rotações mais baixas e uma capacidade incrível de aceleração, são os modelos que aceleram nas principais categorias das competições fora de estrada, sejam motocross, enduros ou ralis.

Assim, uma moto 450 de competição costuma produzir de 60 a 65cv de potência máxima, além de torque na casa dos 5 ou 6 kgf.m. São bons números, mas não se comparam aos 80cv e inacreditáveis 23,9 kgf.m de torque da Varg.

Ou seja, essa moto elétrica tem 23% mais potência e quase o triplo de torque! Como se não bastasse, pesa apenas 110kg (completamente carregada), número quase idêntico aos modelos à combustão.

Moto elétrica Varg da Stark Future

Off-road elétrica com torque de carro 2.0
Antes de continuarmos a apresentação desta nova moto elétrica para competições, vamos abrir um parênteses para exemplificar o quão incríveis os seus números são. Atualmente, o título de moto produzida em série com mais torque do planeta é a Triumph Rocket 3, com 22,5 kgf.m extraídos de seu monstruoso motor de 2.500 cm³. A Varg entrega 23,9 kgf.m, retirados de um propulsor elétrico diminuto.

Moto elétrica Varg da Stark Future

Toda esta potência força são administrados através de um completo circuito eletrônico. Entre níveis de potência, torque e aceleração, ele permite mais de 100 combinações. Além disso, o motor possui tecnologia que dissipa a energia dos componentes mais sensíveis em caso de algum impacto forte.

Mas você não precisa rodar o tempo inteiro acelerando uma super máquina. A Varg possui versões com menos potência, como uma variação de 60cv, além de poder ser tão ‘dócil’ quanto uma 125cc à combustão, graças aos seus ajustes eletrônicos. Como se não bastasse, ainda tem um modo que simula a entrega de potência como se você estivesse acelerando uma moto 2T.

Moto elétrica Varg da Stark Future

Preço desta moto elétrica potente
A nova moto elétrica off road custa 12 mil euros em sua versão de 60cv, além de sair por 13 mil euros na de 80 cv. Ou seja, cerca de R$ 77 mil e R$ 84 mil em conversão direta. Na Europa, uma KTM 450 EXC-F tem preço aproximado de 11,900 euros.

Por enquanto a Varg está disponível apenas nos Estados Unidos e Europa, onde as primeiras unidades chegam apenas no segundo semestre de 2022.

Porém, deve expandir sua operação em breve, ainda que através de importações. Ou seja, ela ainda não tem data para chegar ao Brasil.

[Via: Motonline]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.