Triumph avança no protótipo final da sua primeira moto elétrica TE-1

Tem novidades sobre a TE-1, a primeira moto elétrica da Triumph – que está em desenvolvimento desde 2019. O modelo avança agora ao estágio final dos trabalhos, devendo virar uma moto de produção em série logo na sequência. Mas calma, ainda não há previsões para o lançamento no mercado.

Seu desenvolvimento foi dividido em quatro fases. No recém terminado terceiro estágio, houve a conclusão da bateria, inversor e motor. Com uma nova densidade de potência, a unidade que equipa a TE é capaz de produzir mais de 670cv de potência. Isso mesmo, seiscentos cavalos. Mas é claro que na moto o powertrain irá trabalhar num estágio muito mais limitado, gerando cerca 180cv. Mais do que suficiente, não?

Moto elétrica Triumph TE-1

Até aqui o desenvolvimento da primeira moto elétrica da Triumph demandou um grande esforço conjunto de quatro grandes instituições bretãs. Além da montadora, colaboraram a Williams Advanced Engineering (sim, a mesma da F1), a Universidade de Warwick e a Integral Powertrain e-Drive, responsável especialmente pelo desenvolvimento da usina de força.

Moto elétrica Triumph TE-1

“Estou satisfeito com o resultado dos esforços da Triumph e parceiros na criação de uma moto conceito que não tem apenas o DNA Triumph no visual, mas também é movida por um novo motor elétrico emocionante, com grande potencial para o futuro”, avaliou Steve Sargent, diretor de produtos da fabricante.

Moto elétrica Triumph TE-1

Em seu estágio final, a TE-1 fica inteiramente nas mãos da Triumph. Como o protótipo já tomou forma, é hora de realizar intermináveis testes em pistas e dinamômetros, visando os ajustes finais de componentes como chassi, eletrônica e ciclística, além da criação de possíveis peças secundárias ou complementares. A previsão é de que o trabalho esteja concluído em seis meses.

Terminado o trabalho, a equipe deve avançar em suas estratégias de tornar a TE-1 uma moto comercial, pronta para a produção em série. Desta forma, muito do design e especificações do conceito ainda podem mudar até chegar às ruas. Por enquanto, o modelo tem traços esportivos, herdados das naked Speed Triple e Street Triple. Vamos ver o que futuro preserva.

[Via: Motonline]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.