Conheça o Lotus Eletre, o primeiro carro elétrico da marca com 600cv

A Lotus anunciou nesta terça-feira (29/03) o lançamento do Lotus Eletre, seu primeiro carro 100% elétrico. Esse modelo é histórico para a montadora britânica porque quebra inúmeras tradições da marca, já que se trata, também, de seu primeiro SUV e seu primeiro carro com cinco portas.

Para trazer ao mundo seu primeiro SUV elétrico, a Lotus tomou como base um de seus hipercarros esportivos, o Lotus Evija, mas tratou de recheá-lo com um motor absurdamente potente, bateria com excelente autonomia e muita tecnologia e conectividade, mostrando que não está de brincadeira com esse produto.

Lotus Eletre

O Lotus Eletre terá um motor de 600cv, tração nas quatro rodas e autonomia de 600km no circuito misto cidade/estrada. Esse alcance é proporcionado pela enorme bateria de 100kWh, localizada no assoalho do carro. Com esses predicados técnicos, ele faz um 0 a 100 km/h em menos de três segundos.

Lotus Eletre

Segundo a Lotus, o Eletre tem a capacidade de ser recarregado muito rapidamente em postos de recarga de 350kWh. Sendo assim, com apenas 20 minutos é possível dar 400km de autonomia, algo importante quando pensamos em viagens um pouco mais longas.

Lotus Eletre

Além disso, o novo SUV britânico tem uma boa capacidade off-road, além de quatro modos de condução que variam justamente de ajustes para terrenos mais complicados a situações em que o mais importante seja a eficiência energética.

Lotus Eletre

Eletre é extremamente tecnológico
Além de ser um SUV extremamente rápido e competente, o Lotus Eletre também será muito seguro e tecnológico. Segundo a montadora britânica, seu novo carro elétrico será munido de tudo o que há de melhor em assistências de condução e conectividade. A lista de equipamentos de série traz, por exemplo:

  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC);
  • Alerta de colisão frontal e mitigação de impacto (CMSF);
  • Leitor de placas de trânsito (TSI);
  • Aviso de porta aberta (DOW);
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA);
  • Alerta de tráfego cruzado frontal (FCTA);
  • Assistente de mudança de faixa (LCA);
  • Detecção de presença de crianças (CPD);
  • Auxiliar de manutenção de faixa com alerta/prevenção de saída de faixa (LKA+);
  • Freio de estacionamento emergencial (PEB);
  • Suporte de mitigação de colisão traseiro (CMSR);
  • Chamada de resgate de rmergência (E-Call).

Já no campo do entretenimento, tudo fica ainda mais legal graças à enorme central multimídia de 15,1 polegadas com tela OLED, que trabalha em conjunto com um sistema de som da marca KEF, que despeja dentro do SUV um áudio de 1.380 watts de potência, divididos pelos 15 alto-falantes.

Lotus Eletre

Segundo a Lotus, todos os sistemas são atualizáveis via over the air, com conexão proprietária de internet. Além disso, os passageiros poderão navegar graças a um chip virtual 5G disponível no Eletre. O interior, além de equipado e conectado, também é um dos mais luxuosos disponíveis na gama da marca, com acabamento primoroso.

Lotus Eletre

Todas essas capacidades de segurança e tecnologia são proporcionadas pela Electric Premium Architecture (EPA), a plataforma do Lotus Eletre. Essa base, aliás, foi desenvolvida com ajuda da Geely, empresa chinesa que é dona da Lotus e de outras importantes marcas, como a Volvo e a Polestar.

Lotus Eletre

Lotus Eletre: Preço e disponibilidade
A Lotus ainda não revelou datas, preços nem possíveis versões do Lotus Eletre, mas o carro deve chegar ao mercado somente em 2023. A produção, no entanto, deve ser iniciada ainda em 2022, na China.

[Via: Canaltech]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.