Smart apresenta SUV elétrico que carrega em menos de 30 minutos com 440km de autonomia

A Smart anunciou oficialmente o lançamento de seu novo SUV elétrico. Estamos falando do Smart #1. Este é o primeiro veículo da nova fase da marca e aposta em um visual bastante ousado. Outro destaque é a autonomia de 440 km.

Sua apresentação oficial aconteceu na última quinta-feira (07/04), na cidade Berlim. E este carro é bastante especial para a empresa. Afinal, este lançamento está marcando o início de uma nova fase. Sem falar que ele se tornou o primeiro SUV a ser lançado pela Smart, que virou uma joint-venture da Mercedes-Benz com a chinesa Geely.

Além disso, espera-se que ele seja o primeiro de uma família de carros elétricos. Este novo SUV elétrico da Smart chegará para completar a linha de veículos elétricos da fabricante. Hoje, ela ainda possui o Fortwo EQ. O novo veículo teve alguns de seus detalhes apresentados após ser flagrado em testes.

Mas o #1 lembra muito pouco o pequeno veículo. O Smart #1 será fabricado sobre a plataforma SEA. De acordo com sua montadora, o carro irá medir 4.270 mm de comprimento, 1.822 mm de largura e 1.636 mm de altura.

SUV elétrico Smart #1

Este SUV possui um design bastante futurístico e ousado. Na dianteira, ele traz faróis em LED. Perceba que uma das pontas deles estão interligadas por uma barra na cor preta. Ela também é iluminada. Acima está o logotipo da marca.

Há ainda uma grade na região inferior da dianteira. Este carro está calçado com rodas de 19 polegadas (pneus 235/45 R19). É possível perceber ainda que as portas não possuem molduras, as maçanetas retráteis e o teto panorâmico. A traseira traz lanternas que estão ligadas por uma barra iluminada. Esta corta uma parte da tampa do porta-malas.

SUV elétrico Smart #1

Interior
A empresa informa que o modelo terá uma distância entre-eixos de 2.750 mm. Já o porta-malas fica entre 273 e 411 litros. Assim como o design externo, o desenho do painel mostra linhas bastante modernas. O console central lembra um pouco carros da própria Mercedes-Benz.

Equipamentos tecnológicos também se fazem presentes neste carro. Ao centro, você pode perceber que ele virá com uma central multimídia de 12,8 polegadas. Um ponto que vale ser mencionado é que o motorista e o passageiro dianteiro poderão ajustar o clima, o som, o sistema de luz interna e entre outros.

SUV elétrico Smart #1

Lembrando ainda que ela ainda terá um avatar de inteligência artificial. Neste caso, será possível usar os comandos de voz para controlá-lo. O veículo ainda com atualizações remotas (over-the-air). Ainda falando de tecnologia, o #1 traz ainda um painel de instrumentos digital de 9,2 polegadas.

Sem falar do sistema Head-up Display de 10 polegadas. Pensando em segurança, o modelo virá com sete airbags. O pacote ainda traz controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (com Stop & Go), sistema ativo de mudança de faixa, assistente de ponto cego, assistente de condução em rodovias e engarrafamentos, Park Assist e entre outros.

SUV elétrico Smart #1

Conjunto mecânico
O Smart #1 é o mais novo SUV elétrico do mercado. Ele traz um motor qe gera uma potência de 272 cv (200 kW) e um torque máximo de 343 NM. De acordo com a montadora, ele pode atingir uma velocidade máxima de 180 km/h. O conjunto mecânico ainda conta com tração nas rodas traseiras.

O motor é alimentado por bateria NCM, que tem capacidade de 66 kWh. A sua autonomia máxima fica entre 420 km e 440 km (ciclo WLTP). Na hora de recarregar o veículo, o proprietário pode usar um carregador de corrente alternada (CA até 22 kW) ou de corrente direta (CC de 150 kW).

SUV elétrico Smart #1

Na primeira opção, a carga do carro irá sair de 10% para 80% em menos de 3 horas. Enquanto isso, usando uma corrente de 150 kW, a carga atingirá os 80% em menos de meia hora (saindo de 10%).

O dono também poderá usar um Wallbox. A Smart informa que o #1 está em processo de homologação na União Europeia. Este deve ser finalizado no segundo semestre do ano.

[Via: Garagem 360]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.