Novo modelo híbrido da Toyota, conheça o Crown com tração nas quatro rodas

O Toyota Crown 2023 será o primeiro modelo nos EUA a oferecer o sistema híbrido de desempenho Hybrid Max da montadora, que aciona as rodas diretamente com torque do motor elétrico tanto na frente quanto na traseira.

O Crown, como o crossover Venza e a minivan Sienna, são apenas híbridos; mas aqui há dois sistemas híbridos completamente diferentes – um que enfatiza o desempenho, o outro que enfatiza a eficiência, ambos fornecendo tração nas quatro rodas.

Toyota Crown 2023

As versões Crown XLE e Limited vêm com um motor em linha de 2,5 litros com a versão mais recente do sistema híbrido da Toyota, adicionando um terceiro motor para alimentar apenas as rodas traseiras.

Toyota Crown 2023

Quanto ao Hybrid Max, esta versão Toyota do sistema híbrido de desempenho Lexus Direct4 combina um motor turbo de 2,4 litros com uma transmissão automática de seis velocidades e motores na frente e atrás, para um combinado de 323cv – 22cv a mais que o V-6 Avalon – e um impulso de torque e entrega de potência semelhantes a veículos elétricos. A Toyota diz que a distribuição de tração nas quatro rodas pode variar de 70%-30% a 20%-80%, da frente para trás.

Toyota Crown 2023

As versões Top Platinum recebem rodas exclusivas de 21 polegadas, um sistema de eixo eletrônico para tração e uma suspensão adaptativa com amortecedores de pressão de óleo variável. Todas as versões têm uma suspensão dianteira com um arranjo multi-link traseiro.

Toyota Crown 2023

Na aparência, alguns podem ver que o Crown pega emprestado alguns dos atributos do Venza de primeira geração – baseado no Camry. As grandes rodas de até 21 polegadas também desempenham um papel, dando ao Crown seu estilo “life-up”. No interior, o painel carrega o visual horizontalmente orientado e quadrado do painel do Avalon, mas com um visual mais monocromático que parece se afastar dos materiais quentes e tons terrosos de seu antecessor.

Toyota Crown 2023

Todas as versões do Crown virão com um grande cluster digital de 12,3 polegadas e sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas. O carregamento do dispositivo sem fio está incluído, assim como o Apple CarPlay e o Android Auto sem fio, além de conjuntos de portas USB-C duplas para ocupantes na frente e atrás. Assentos dianteiros aquecidos e assentos de tecido estão incluídos no XLE básico, enquanto o Platinum de gama média e superior adicionam bancos dianteiros ventilados, bancos traseiros aquecidos e estofamento de couro. As versões Limited e Platinum também contam com iluminação adicional e teto solar panorâmico, além de som JBL com 11 alto-falantes.

Toyota Crown 2023

Na segurança, a versão Platinum adiciona um sistema de estacionamento automático e um sistema de câmera surround-view, enquanto toda a linha recebe controle de cruzeiro adaptativo e funcionalidade de detecção de pedestres e alerta de tráfego cruzado para sua frenagem automática de emergência. Assim como o Avalon, o Crown é construído na plataforma TNGA-K da Toyota e a montadora enfatiza que o silêncio e o refinamento são as principais prioridades – com materiais extras de absorção de som para manter o vento, a estrada e o ruído do motor afastados.

Toyota Crown 2023

O sedã mais alto é apenas um dos quatro estilos de carroceria do Crown como modelo internacional, como a Toyota também revelou – então pode haver a possibilidade de a versão hatchback ou perua chegar aos EUA, eventualmente.

[Via: Green Car Reports]

veiculoeletrico

Tudo sobre carros elétricos, veículos elétricos, motos elétricas. As últimas novidades do setor.